domingo, 25 de setembro de 2016

Não faça da comida a sua droga

Não apenas eu, mas muitas pessoas tem uma relação negativa com a comida.

Rango no frio de renguear cusco


Não há nada demais em apreciar um prato delicioso, ter apetite para comer mais um pedaço, exagerar as vezes e depois maneirar para não passar mal. Ou passar mal e aprender a lição por um tempo, até o próximo prato extraordinário, diferente, uma vez na vida, etc...

O problema é que muitas pessoas cometem excessos diariamente, sem ser porque estão saboreando ou comendo algo diferente. Eu sei porque sou assim, eu comia vários pães antes do primeiro chegar ao estômago, comia vários pedações de bolos ruins, e de sabores que eu nem gostava, tomava refrigerante aos litros sendo que eu ODEIO.

Conta aqui pra titia, eu sei o que você bebeu no verão passado...



Oh, yes Brasil, eu comia sem saborear, comia demais porque não sabia dizer não para uma gentileza, um bolo que eu nem gosto, uma bolacha que eu detesto mas era a única coisa para tomar com o leite...

Comamos e bebamos pois amanhã morreremos, ah, ops, só que não


Desde pequena a comida foi um consolo na minha vida, comia demais achando que amanhã não haveria mais, comia para não ser descortês com a família e os amigos, comia coisas que odiava em festas porque não era organizada o suficiente para levar o que gostava, sem contar o horror a fazer desfeitas. E também comia porque gosto de comer, mas sem pensar.

Mas como essa história é de sucesso, há três anos faço reeducação alimentar. Mas eu ainda não tenho uma relação boa com a comida. Eu como a vontade coisas saudáveis, mas nunca como nem um pedacinho de coisas engordantes.


Eu sou uma daquelas pessoas insuportáveis que não curtem chocolate, odeio bolachas de chocolate, odeio refrigerante, odeio bebidas alcoólicas. Mas eu comia assim mesmo, nas festas era #partiu-encher-o-bucho. Ahh mas eu AMO nhoque, pizza, comia tudo e pedia mais, e atualmente não como também.

Além de comer muito de tudo, acho pior porque eu comia coisas que odiava, só para encher o bucho e não desagradar as pessoas.

Nas minhas 87564 dietas e tentativas anteriores, eu tentei ser normal e agora vou comer só um pedacinho porque já emagreci etc e dancei reiteradas vezes.

Eu era obesa mórbida, cheguei a pesar 125 kilos, comia sem prazer. Agora como e saboreio cada pedacinho.

Nunca antes na história deste país das minhas dietas eu obtive tanto sucesso e estabilidade, mas é porque eu não dou o primeiro gole.

Porcarias? Não, obrigada! Próximo!

Sim. Eu trato a comida como se fosse um vício a controlar. E dá certo. 

O legal é estabelecer uma relação consciente com a comida. Eu estabeleci isso ao deixar de comer coisas que odiava e ao não ceder aos outros. As vezes sou mal educada, mas é melhor o outro se magoar do que você ceder e magoar a si próprio.


Já disse que não quero, obrigada, de nada

Que moral eu teria de dizer aos meus filhos para dizer não as drogas se eu não conseguir dizer não a comidas que eu odeio que me fazem mal? Fazem mal no sentido de dar azia, mal estar, não quero dizer engordar, porque tudo pode engordar ou não, nada em excesso ou descontrole faz bem, etc

Diga não as drogas

O Ministério da Saúde esclarece: Esse texto não é sobre emagrecimento, porque independentemente do peso, é péssimo se maltratar com comidas que odeia ou comer demais comidas que ama sem sequer sentir o sabor.

Eu emagreci quando tomei consciência e aprendi a dizer não ao que não gostava, mas se eu odiasse verduras e legumes a história seria horrível né?

Se ama comer, coma! Sinta o sabor, coma devagar, pense no que vai comer. Seja feliz, a comida é para curtir, e não para se autopunir.

E o que faz mal a tua saúde, corte sem dó. Acho importante fazer acompanhamento com uma nutricionista da sua confiança, mas você pode cortar hoje excessos de porcarias tipo salgadinhos que não vai causar falta de vitaminas, fique tranquila.




De boas aqui vendo você achando que vai ficar desnutrida se não comer dois pacotes de Ruffles






2 comentários:

  1. Ola prima! Tomei essa postura e já emagreci 6 quilos. Refri? Faz anos que não tomo. Fritura? Nem pensar, dá pra sobreviver sem. Bolo em aníver? Só um pedaço e mais um brigadeiro de quebra rsrs. Tudo associado aos exercicios, é claro. É tão bom mudar o numero do manequim pra baixo heim ? Beijos e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primaaa obrigada! Isso mesmo, raciocinar ao se alimentar só traz benefícios...denorei mas aprendi!

      Excluir

Comente!!!! A sua opinião muito interessa!!!!