quinta-feira, 9 de julho de 2015

Resistindo às tentações - Onde vivem os monstros...

Mesmo com a força involuntária que eu adquiri durante a reeducação alimentar, que eu contei aqui, eu sou humana e as tentações aparecem a cada minuto.


Do the evolution, baby

Como eu me conheço e estou amando as conquistas, ao invés de esperar sentada ter um ataque de gordice e jogar meu esforço ladeira abaixo, eu utilizo outra estratégia. Eu me presenteio todos os dias com coisas boas, porém saudáveis, que enganam e saciam.


"Analisando essa cadeia hereditária, quero me livrar dessa situação precária..."

Vou explicar.

Não vou enganar vocês, ninguém consegue ficar para sempre comendo pedacinhos de cenoura crua. O próprio cérebro humano é programado para querer coisas altamente calóricas, para sobreviver às baixas temperaturas e ter força para fugir de predadores. A humanidade evoluiu, mas nosso cérebro só se contenta assim, mesmo que estejamos quentinhas no sofá (ou principalmente quando estamos quentinhas no sofá hahaha).


"Assistindo pronunciamento político e comendo cenoura cortadinha. No frio e sem coberta, para combinar."

Sabia que por isso sentimos mais fome no inverno? E que por isso nosso cérebro reconhece como boas as gordices. E ninguém (que eu saiba) fica sonhando com acelga e similares...

É, colega. Aí está a chave. É ai que vive o seu monstro, dentro da sua cabeça. Mesmo você querendo e lutando para emagrecer, não consegue resistir às tentações...o inimigo é íntimo e onipresente, indissociável de você. A gente come mais no frio e quando estamos nervosos e estressados...o nosso corpo acha que estamos fugindo de predadores e nós o suprimos...e não gastamos o que consumimos correndo na mata...daí a obesidade...



E como faz? Obviamente eu não sou autoridade no assunto, sou apenas uma gordinha comilona que achou um meio de saciar seus instintos primais de forma mais regrada. Se você quiser saber sobre reeducação alimentar, procure uma nutricionista ou nutróloga, ela não vai mandar você comer só alface, vai montar um cardápio de acordo com seus gostos, real necessidade e realidade.

Bom, vamos lá.

Antes que a gordice me ataque, eu já a ataco logo pela manhã. Tomo todos os dias uma xícara de capuccino. Sim, com leite desnatado e adoçante, muita canela em pó...isso, NO MEU CASO, já sacia alguma eventual vontade de doces. Com banana cozida no microondas acompanhando, vira um super doce do bem. ÓBVIO, é tudo sem açúcar, chantilly ou sei lá mais o que. Mas, NO MEU CASO, é muito eficiente. Claro que se eu tomasse água com um pedaço de alface seriam bem menos calorias. Mas depois dessa refeição eu estou protegida das tentações, com a água com alface não.





Em lanches da tarde, eu às vezes repito esse combo. A banana pode ser substituída por maçã, ou batata doce. Adoro e fico saciada.

Sobremesa: Os outros comendo e você com cara de conteúdo. Não se sinta coitada, amiga. Eu sempre tenho passas, ameixas secas sem caroços, frutas naturalmente doces, iogurte light, gelatina. Dá para ser feliz e variar, tipo com uma receita de mousse light com gelatina e iogurte light, e frutas. 




Snacks e salgadinhos (Elma Chips, coxinhas, e etc): Esses ninguém deveria ingerir, mas são onipresentes e mesmo sem gostar, muitos comem. Você lembra, por causa do instinto de sobrevivência que eu falei acima. E do glutamato monossódico, claro.

Como eu combato?
 Eu como pipoca. Sim, pipoca. Não de microondas. Sem manteiga, claro. Faço normalmente, de panela, com um pouquinho de óleo. É um snack do bem, tem fibras, é gostoso, dá para variar os temperos sem aumentar as calorias. E o Dr. Oz falou que é bom, e eu confio nele. Julguem-me.




Fora isso, sempre tenho ao meu dispor algumas barrinhas light, não dá para viver disso, nem devemos consumir muito, mas obviamente é melhor do que cair de cara em um doce muito calórico que nem estávamos assim com tanta vontade, mas por falta de opção.

Muitos vem me dizer: Ahhhh, mas pipoca é muito calórica! Manga engorda! Capuccino engorda! Batata doce é calórica! Passas e ameixas secas engordam!


Engordei de tanto comer passas...só que não...

Ok, ok. Não sou nutricionista, não conto calorias. Só te digo que essas opções são mais saudáveis para você ter qualidade de vida, melhor calorias vindas de ameixa do que um bolo.

E quando você vê uma pessoa obesa, você pensa assim: Nossa, deve ter comido muitas mangas/ameixas pretas ? Bom, acho que não. E eu emagreci fazendo isso, as opções é que são nocivas.


A chave é essa, previna-se. Antes das tentações surgirem, esteja preparada.







2 comentários:

  1. Ai que delícia! Quando vi essas bananas cozidas ai, meus instintos primitivos atacaram hahuahauha

    Poxa, adorei seu blog, seu conteúdo, sua maneira de escrever... Foi um texto muito divertido de se ler - não só pra quem quer perder peso, mas também para quem quer se alimentar de maneira mais saudável! Denifinitivamente, um saquinho de uvas-passas é muito mais saudável que um saquinho de balas - e, poxa, tão gostoso quanto!

    Enfim, estou te seguindo aqui com certeza!
    Beijões, linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, de verdade!! Amooo demais seu blog e seu canal no Youtube, que demais!!!! Milhões de beijos!!!

      Excluir

Comente!!!! A sua opinião muito interessa!!!!